Content
Trilhas como a do Cânion Malacara, que leva até cachoeiras, e a do Rio do Boi, que entra na fenda do Itaimbezinho, também são clássicos da região. Entre elas, você pode praticar tirolesa, snorkeling, flutuação, cicloturismo, trekking e até asa-delta. A observação de fauna e flora é bastante popular em destinos como o Pantanal e a Floresta Amazônica. Já o turismo geológico se destaca na Chapada Diamantina e na Chapada dos Veadeiros. Foz do Iguaçu é um dos locais de ecoturismo no Brasil mais impressionantes do país, combinando belezas naturais e aventuras emocionantes. A maior atração é o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas Cataratas do Iguaçu.
Aparados da Serra (SC/RS): os cânions mais impressionantes do Brasil
Além das trilhas ecológicas, você pode praticar rafting, rapel e escaladas. O ingresso custa R$78,00 para brasileiros, pode ser reservado online e crianças até 6 anos têm entrada gratuita. Os Aparados da Serra e a Serra Geral, situados na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também são ótimos lugares de ecoturismo no Brasil. Estas áreas são lar de cânions espetaculares, como o renomado Cânion de Itaimbezinho e o majestoso Cânion Fortaleza. Essa atividade auxilia na conscientização das pessoas sobre a importância de preservar as áreas naturais e seus ecossistemas, o que contribui para a preservação da diversidade biológica e no monitoramento do equilíbrio ecológico. Geralmente, iniciantes realizam essa prática acompanhados por um guia experiente e, ao longo do passeio, a pessoa terá a oportunidade de admirar aspectos como a paisagem, a biodiversidade do ambiente, a arte e a cultura da região sob uma perspectiva aérea única.
- Recife é conhecida como a capital brasileira dos naufrágios, o Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco é bastante rico em vida marinha.
- Geralmente, iniciantes realizam essa prática acompanhados por um guia experiente e, ao longo do passeio, a pessoa terá a oportunidade de admirar aspectos como a paisagem, a biodiversidade do ambiente, a arte e a cultura da região sob uma perspectiva aérea única.
- O Rio de Janeiro possui a maior floresta urbana do mundo, seja no céu, na terra ou no mar, a cidade oferece diversas opções de ecoturismo.
- Aliás, é interessante dividir sua estadia nas diferentes regiões da ilha e conhecer de tudo um pouco.
Passar o cursor sobre as informações para ver mais opções
Os Lençóis Maranhenses, distantes 250 km da capital São Luís, receberam neste ano o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e não é para menos. Quem visita o Parque Nacional pode fazer a travessia completa ou circuitos que têm como atrações principais grandes lagoas. Se houver tempo, vale a pena investir ainda na praia do Caburé e no vilarejo de Atins, onde há passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga.
Parque Nacional do Itatiaia (RJ)
Em Lençóis você encontra uma boa variedade de hospedagens, das mais em conta às mais caras. Além disso, a cidade conta com bons restaurantes, que servem comida simples, mas muito saborosa. A travessia pode durar de três a cinco dias e envolve pernoites em casas de moradores, com refeições caseiras e acolhimento caloroso. Esse contato gera uma troca cultural poderosa e ajuda a manter essas famílias no território com dignidade e renda.
Espaços como o Unah, centro de retiros e vivências, oferecem atividades voltadas para o autoconhecimento, com oficinas de respiração, rituais da floresta e terapias holísticas. A região abriga a maior ilha fluviomarinha do planeta e carrega uma biodiversidade rica e ainda pouco conhecida. Ao caminhar por vilarejos como Soure e Salvaterra, o visitante é recebido por moradores acolhedores e pode conhecer de perto diversão no casino o modo de vida marajoara.
Esse é um dos tipos de viagem que a gente mais gosta e quem acompanha a gente há bastante tempo sabe que já exploramos o país de norte a sul, passando por destinos incríveis como a Amazônia, a Costa das Baleias, a Chapada das Mesas, o Caminho de Cora Coralina, entre outros. Esses destinos têm em comum a valorização de quem cuida do território, o incentivo à economia local e o convite ao visitante para caminhar com mais presença. Viajar com propósito é o que transforma uma paisagem bonita em memória profunda. A alimentação é baseada em ingredientes naturais, muitas vezes colhidos ali mesmo, e a relação com os resíduos e com a água é pautada pelo reaproveitamento e respeito.
O que fazer em Ametista do Sul – As 13 melhores Atrações
Esse setor da indústria atrai os olhares e desperta a curiosidade de muitos viajantes. Ainda pouco explorado, é um dos segredos mais bem guardados do ecoturismo no Brasil. O Parque Nacional do Caparaó é um dos lugares mais belos do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira com os seus 2.892 metros de altitude.
O Delta do Parnaíba é o único delta das Américas, por isso também é chamado de Delta das Américas, o terceiro maior Delta oceânico do mundo. As belezas naturais impressionam através dos seus rios, ilhas, mangues, dunas, igarapés e praias. O Parque Estadual da Pedra Azul está entre os grandes destinos de ecoturismo no Brasil e ele é composto por duas trilhas principais que passam por lugares maravilhosos da nossa Mata Atlântica. Na região, é possível encontrar parques com diversas cachoeiras e paredões rochosos que são um convite para trilhas, rapel e passeios a cavalo.
E com uma curadoria ética, cada viagem pode se tornar uma forma de apoio direto a quem protege esses territórios. Qual o melhor site para comprar pacotes de viagem é aquele que valoriza tudo isso com verdade. Com cerca de 185 mil hectares no lado brasileiro, o parque é um Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
